
Hoje você pode ter um “cinema em casa”. TVs e monitores de vídeos atingiram níveis de qualidade e definição que, em um passado não muito distante, pareciam impossíveis. Colaborando com tamanha sofisticação está uma tecnologia que traz muita praticidade: o HDMI (High-Definition Multimedia Interface).
Estamos falando de um conector que está presente em TVs, monitores, projetores, notebooks e outros dispositivos usados para exibição de vídeos. O HDMI revolucionou o mercado audiovisual por permitir que um único cabo transmita vídeos e áudio de alta definição.
O que é HDMI?
O HDMI é um padrão de conexão de dispositivos desenvolvido especificamente para transmissão — combinada ou não — de conteúdo em áudio e vídeo. Por trás do seu desenvolvimento está um time de gigantes da indústria de eletrônicos, como Sony, Philips, Toshiba e Silicon Image (hoje, Lattice Semiconductor).
O conector do cabo HDMI também leva vantagem em relação aos padrões anteriores por ter tamanho reduzido e encaixe fácil, semelhante aos conectores USB.
No início, o HDMI teve dois tipos de conectores: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B, com 19 e 29 pinos, respectivamente. O conector tipo A é, de longe, o mais implementado pela indústria. O tipo B não chegou a ser adotado. Você vai saber mais sobre cabos HDMI ainda neste texto.
Não termina aí: a tecnologia HDMI também oferece a vantagem de realizar transmissões de modo totalmente digital, permitindo que você tenha acesso a imagens de excelente qualidade.